CIRURGIA FUNCIOAL E ESTÉTICA DO NARIZ

Saiba tudo sobre as cirurgias estéticas e funcionais do nariz, como rinoplastia e rinosseptoplastia.

a) A rinoplastia é uma cirurgia estética ou funcional?

A rinoplastia isolada é a cirurgia do nariz com intuito estético, onde manipulamos as estruturas de cartilagem, pele e osso que compõem o nariz objetivando sua harmonização com o rosto.

Já a RINOSSEPTOPLASTIA engloba tanto a abordagem estética como a reestruturação interna do nariz para oferecer uma melhor qualidade de respiração. Muitas vezes essa associação é essencial, uma vez que quando realizamos grandes modificações da parte externa do nariz acabamos por reduzir a entrada de ar no nariz. Caso o paciente apresente uma deformidade do septo do nariz poderá ter a função nasal comprometida.

Preparação para Cirurgia

Aqui você poderá baixar os termos de consentimento, para ler e preenchê-los, além de obter outras informações.

É muito importante que ressaltar que um procedimento cirúrgico é muitas vezes uma opção a mais ou a “última opção” no tratamento de diferentes doenças ou deformidades nasais.

Antes de se partir para um tratamento cirúrgico, o paciente deve ter sido avaliado clinicamente e com ajuda de exames complementares endoscópicos, radiológicos e laboratoriais.

Na consulta pré-operatória todos os exames solicitados e o registro fotográfico são analisados.

O paciente tem a oportunidade de esclarecer todas as dúvidas que tenham surgido durante a leitura dos termos de consentimento assinados.

Em seguida, é escolhida a data e o hospital para a realização da cirurgia e, assim, é confeccionada  a guia de internação.

O dia que antecede a cirurgia deve ser um dia de preparação física e mental.

É fundamental dormir e obedecer a um jejum de 8 horas. Ao acordar, no caso de intervenções pela manhã, o paciente não deverá ingerir qualquer líquido, inclusive água.

Tranquilidade e paciência são dois elementos fundamentais para o paciente em dia de cirurgia.

A Internação

O paciente deverá chegar ao hospital, exatamente na hora determinada pelo médico, portando a guia de autorização do convênio e carteira do mesmo, quando necessário, assim como documento de identidade.

Fique por dentro das suas possíveis condições após a cirurgia.

O paciente retorna ao quarto ainda bastante sonolento, muitas vezes agitado e ansioso.

É comum ocorrer pequenos sangramentos, onde o sangue se encontra misturado com secreção nasal ou saliva.

Nesse momento é de fundamental importância o suporte dado pelo acompanhante, que auxiliará na tranquilização do paciente.

Oriente-se para saber como será sua alta do hospital.

O tempo de permanência no hospital após a cirurgia é variável de acordo com a complexidade de cada cirurgia.

No momento da alta o paciente recebe as orientações sobre os cuidados que deverá ter em sua casa

Tudo o que você deve evitar no pós-operatório de uma cirurgia estética ou funcional do nariz.

Alimentação:

Dois primeiros dias: líquido-pastosa fria ou gelada: sorvete batido, milk-shake, sopa fria, sucos de frutas não cítricas, mingau frio.

Terceiro ao Sexto dia: alimentos mais consistentes, ainda frios, como purê de batata, caldo de feijão, macarrão com molho de tomate, etc. Não ingerir alimentos que possuam pontas que possam machucar, como certos biscoitos.